sábado, 22 de setembro de 2018

Uma Expointer 2018 feliz para o Gir Leiteiro e para o Girolando

Por Nathã Carvalho
O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG) promoveu a 9ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro, em parceria com a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) e com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) durante a Expointer 2018, realizada entre 25 de agosto e 02 de setembro em Esteio (RS). No mesmo evento, o NGCGLG também promoveu a 6ª Mostra Oficial da Raça Girolando, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Girolando. 

Os julgamentos foram realizados nos dias 25 e 26 de agosto. O Méd. Vet. Marcelo Cembranelli foi o jurado da raça Girolando e a Zoot. Lucyana Queiroz julgou o Gir Leiteiro. Os resultados dos julgamentos foram os seguintes:

GIR LEITEIRO
Melhor Novilha: Ipiranga FIV das Nogueiras (Gabiente da Silvania x Maab Ladeira Jaguar) de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul – RS.

Reservada melhor novilha: Gir SA Jóia (Teatro Da Silvania x Gir SA Glória FIV), de propriedade de Álvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antonio, Nova Alvorada – RS.

Grande Campeão: Diamante (Teatro da Silvania x Engerica da Epamig), de propriedade de Álvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antonio, Nova Alvorada – RS.

Reservado Grande Campeão: Nsal Fardinho (Fardo FIV Mutum x Dalia), de propriedade de Jaime Francisco da Conceição, Fazenda Nossa de Senhora de Lourdes, Novo Hamburgo – RS. 

Grande Campeã: Diopa FIV Alto da Estiva (C. A. Sansão x Jacarta A. Estiva), de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul – RS.

Reservada Grande Campeã: Delicada das Nogueiras (Fardo FIV Mutum x Asteca Nogueira), de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul – RS.



GIROLANDO
A raça Girolando, que é uma das mais usadas para produção de leite em várias regiões do Brasil, também vem crescendo no Sul do país e agora terá uma entidade de fomento no estado do Rio Grande do Sul. Durante a Expointer 2018, em Esteio/RS, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, e o presidente do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando, Jairo André Gorczevski, assinaram convênio que garantirá recursos financeiros à entidade gaúcha para custear trabalhos de fomento da raça no estado. Com isso, o Programa de Fomento da Raça Girolando passa a ter 10 núcleos integrantes e com atuação em vários estados brasileiros.

A solenidade de assinatura do convênio ocorreu durante o coquetel de entrega de prêmios e de confraternização do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG) na noite de domingo, 26 de agosto. A solenidade contou também com a presença da diretora Aurora Real, que é responsável pela interlocução com os núcleos participantes do programa. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o trabalho de fomento será fundamental para tornar a raça mais conhecida na região. “O Girolando é uma raça jovem e genuinamente brasileira, tem pouco mais de 20 anos de oficialização pelo Ministério da Agricultura, mas vem contribuindo de forma significativa para a produção de leite no país. São animais que conseguem manter uma boa produção de leite mesmo em locais de clima quente e de pastagem nativa, como é o caso de muitas regiões do Rio Grande do Sul”, explica.

Além da tradicional participação da Fazenda das Nogueiras, de Caxias do Sul (RS) a representação da raça Girolando passou a contar com a participação de animais de dois novos expositores: A Fazenda Santo Antônio de Nova Alvorada (RS) e a Fazenda Santa Mágda de Alegrete (RS).

Os resultados do julgamento foram os seguintes:
Melhor Fêmea Jovem: "Felícia FIV das Nogueiras", propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul - RS.

Reservada Melhor Fêmea Jovem: "Santo Antonio 20", propriedade de Alvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antonio, Nova Alvorada - RS.

Melhor Vaca Jovem: Farra FIV das Nogueiras, propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul - RS.

Reservada Melhor Vaca Jovem: Elga FIV das Nogueiras, propriedade de Roberta Quinteiro Rigol, Fazenda Santa Magda, Alegrete - RS.

Grande Campeã: Farra FIV das Nogueiras, propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul - RS.

Reservada Grande Campeã: Cabocla FIV das Nogueiras, propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul - RS.

Coordenador do NGCGLG, Jairo Gorczevski
Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues
Luiz Carlos Rodrigues e Aurora Real

COQUETEL DE ENTREGA DE PRÊMIOS E CONFRATERNIZAÇÃO 


Pronunciamento de Luciano Stefani, da Homeovita homeopatia animal







Os troféus entregues para os proprietários dos grandes campeões e reservados de grandes campeões foram concedidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), que esteve representada pelo seu coordenador de exposições, o Zootecnista Fausto Cerqueira e pela empresa HomeoVita homeopatia animal, parceira do NGCGLG: 

Prêmios de melhor novilha
Prêmio de reservada melhor novilha
Prêmios de grande campeã

Prêmios de reservada de grande campeã
Prêmios de grande campeão
Prêmios de reservado de grande campeão


Apoio: Bio Nutri Nutrição Animal, LinkGen, HomeoVita homeopatia animal, ABCZ, ACGZ, ABCGIL e Girolando.  

Um comentário:

  1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


    Gir leiteiro

    ResponderExcluir