O NÚCLEO

2º encontro de Giristas em Estrela/RS - Fundação do NGCGL
O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro nasceu quando um grupo de giristas gaúchos se reuniu para a promoção de mais um encontro para a discussão de ações que visavam desenvolver a raça zebuína Gir Leiteiro no estado. O criador Iliseu Pressler, titular do Sítio Sonho de Menino, localizado na cidade de Estrela/RS, região do vale do taquari, recebeu cerca de 15 criadores de Gir Leiteiro do Rio Grande do Sul no domingo, 6 de dezembro de 2009 para o 2º encontro de giristas. Após realização de um workshop sobre a raça na Expointer 2009, que contou com a presença de Silvio Queiroz Pinheiro, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) os pecuaristas voltaram a se encontrar no dia 11 de outubro de 2009 na propriedade do criador José Amaral, localizada em Caxias do Sul/RS, onde se discutiu a participação oficial da raça na Expointer 2010.
O nome oficial escolhido para a entidade, foi “Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro” sob a sigla de “NGCGL” que conta com o apoio da Associação Brasileira da raça (ABCGIL). Na oportunidade, foi escolhido também o conselho de coordenação, que terá o criador José Amaral de Caxias do Sul/RS - como coordenador e Álvaro Bombonatto de Nova Alvorada/RS – como vice-coordenador, além dos secretários, tesoureiro e diretor de marketing. Segundo José Amaral, o objetivo é promover com maior intensidade o melhoramento genético do Gir Leiteiro gaúcho, promover eventos, como também desenvolver ações de divulgação e difusão da raça no o estado, destacando o animal como opção em genética para a produção de leite á menor custo. “O Gir Leiteiro por ser um zebuíno, é extremamente rústico, e consequentemente possui grande conversão alimentar, ou seja, tudo que consome, mesmo sendo um alimento de baixa qualidade, transforma em leite, mesmo em épocas de escassez de pasto, se tornando grande ferramenta para a pecuária leiteira sustentável com a produção de leite á campo” explica. Assim, a raça é alternativa para o cruzamento com fêmeas leiteiras das raças européias, como Holandês, Jersey e Pardo Suíço, resultando em um animal mestiço rústico, fértil, de alta conversão alimentar e de alta produtividade de leite á um custo mais adequado, garantindo mais lucratividade ao produtor graças á heterose proporcionada pelo cruzamento.

Com uma população estimada entre 22.000 e 25.000 animais registrados no Brasil, o Gir Leiteiro, zebuíno originado da Índia, vive grande momento de expansão no país, embalado por grandes conquistas como a classificação da segunda raça leiteira de maior comercialização de sêmen em 2008, com mais de 800 mil doses, além da alta valorização de genética da raça nos grandes leilões, resultado fruto de um apurado trabalho de seleção, de eficiência produtiva e reprodutiva da raça, que vem se provando nas propriedades em que a genética Gir Leiteiro vem sendo incorporada. Embora muito popular em estados como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Gir Leiteiro está presente em praticamente todas as regiões do Brasil. Questionado sobre a adaptação do Gir Leiteiro no Rio Grande do Sul, em virtude da raça ser mais criada em estados de climas quentes, Amaral não esconde o entusiasmo e relata: “Eu já tive a prova real em minha fazenda, localizada em Caxias do Sul/RS, cidade conhecida por estar em uma das regiões mais frias do estado. Já passei dois invernos com temperaturas bem abaixo de 0ºc, com animais nascidos em minha propriedade e animais trazidos de outros estados e a adaptação foi excelente, não tive qualquer tipo de problema, mesmo mantendo-os fora do galpão durante toda a estação”. Conclui.

A partir de 2018, o núcleo passou a se chamar NÚCLEO GAÚCHO DE CRIADORES DE GIR LEITEIRO E GIROLANDO, incorporando a raça sintética formada a partir do cruzamento com o Holandês. 

DIRETORIA ATUAL
Conselho de Coordenação 2022/2024:
Coordenador: José Adalmir Ribeiro do Amaral
Vice coordenador: Rogério Cunha Zveibrucker 
Secretário: Airton Carlos Schneider 
Tesoureiro: Jairo André Gorczevski 
Conselho fiscal: Álvaro José Bombonatto, Claudir Luis Guadagnin, Jaime Francisco da Conceição, Roger Kunz e Tiago Dalagnol
Conselho técnico: Nathã Silva de Carvalho, José Luis Piaia Bombonatto e Airton Zampiron 

DIRETORIAS ANTERIORES 
Conselho de Coordenação 2019/2021:
Coordenador: José Adalmir Ribeiro do Amaral
Vice coordenador: Roberta Quinteiro de Medeiros Rigol
Secretário: Airton Carlos Schneider 
Tesoureiro: Jairo André Gorczevski 
Conselho fiscal: Iliseu Pressler, Jaime Conceição e Claudir Guadagnin
Conselho técnico: Nathã Carvalho, José Luis Bombonatto, Airton Zampiron e Miquéias Guadagnin

Conselho de Coordenação 2016/2018:
Coordenador: Jairo André Gorczevski 
Vice coordenador: Álvaro José Bombonatto 
Secretário: Airton Carlos Schneider 
Tesoureiro: Rogério Conzatti 
Diretor de marketing: André Alci de Castilhos 
Conselho fiscal: Iliseu Pressler, Jaime Conceição e Claudir Guadagnin
Conselho técnico: Nathã Carvalho, José Luis Bombonatto, Airton Zampiron e Miquéias Guadagnin

Gerente Executivo: M.Sc Zoot. Nathã Carvalho
nucleogaucho@girleiteiro.org.br