domingo, 30 de novembro de 2014

Conhecidos os vencedores do ranking 2014

Vencedores do ranking 2014
Buscando potencializar o fomento da raça Gir Leiteiro em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Ranking Gaúcho de Gir Leiteiro (RGGL) pelo quarto ano consecutivo levou a raça para diferentes localidades do solo gaúcho. Foram cinco exposições ranqueadas pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL). Entre abril e outubro, um total aproximado de 140 animais participaram das exposições e julgamentos. O circuito foi aberto com a estréia na Festleite em Anta Gorda e seguido pela Expoleite Fenasul em Esteio, Expointer em Esteio, Agrotecnoleite em Passo Fundo e 72ª Exposição Agropecuária de Alegrete. “A positiva participação do Gir Leiteiro nestas exposições, com a mostra de animais com genética provada para leite, tem trazido novas oportunidades para a raça. O movimento de pecuaristas e profissionais interessados em informações e também na aquisição de genética tem sido intenso. Tivemos a chance de mostrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” informou José Amaral, coordenador do NGCGL e presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). 

Vencedores 2014
Em encontro realizado no dia 29 de novembro (sábado) no Sítio Moirão em Caxias do Sul, propriedade do criador André Castilhos, o NGCGL promoveu a divulgação e a premiação dos vencedores do ranking 2014.  A disputa de animais individuais contou com três categorias distintas. Com 752 pontos, o título de melhor macho da raça do Rio Grande do Sul ficou pela terceira vez consecutiva com "Apolo das Nogueiras" (Cadarso x Lena da Palma), de José Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul. Entre as fêmeas jovens a grande vencedora do ranking foi a novilha "S.A Flor" (Jaguar TE do Gavião x Esborna TE de Brasília), que totalizou 489 pontos, para a alegria de seu proprietário Álvaro José Bombonatto, selecionador da Fazenda Santo Antônio de Nova Alvorada. Da mesma propriedade é originada a melhor fêmea adulta do estado, a matriz "Badalada" (Paraíso Caju x Xuxa OCM) que somou 564 pontos. 

Entre os expositores, o título de melhor expositor gaúcho da raça Gir Leiteiro ficou com José Adalmir Ribeiro do Amaral, da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul, que atingiu o somatório de 5137 pontos. O selecionador também venceu o título de melhor criador gaúcho da raça, pela primeira vez, ao somar 4361 pontos. Em segundo lugar, tanto na disputa de melhor expositor como criador, ficou o girleiteirista Jaime Francisco da Conceição, proprietário da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo, com 3348 pontos em ambas categorias. A classificação completa tanto de animais individuais como de criadores e expositores pode ser visualizada logo abaixo deste texto. 

Novidades em 2015
Na oportunidade os criadores também discutiram e definiram o
Calendário RGGL 2015
calendário de exposições ranqueadas para o próximo ano. Em 2015 serão seis eventos oficializados pelo NGCGL. O circuito deverá ser aberto em Soledade, onde ocorrerá a ExpoSol 2015 de 30 de abril a 03 de maio, que será ranqueada pela primeira vez. Na sequência, haverá o retorno à Fenamilho 2015, em Santo Ângelo, de 06 a 10 de maio. De 27 a 31 de maio em Esteio ocorrerá a Expoleite-Fenasul. Já a 6ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro durante a Expointer 2015 deverá ocorrer entre 29 de agosto a 06 de setembro em Esteio. Agrotecnoleite em Passo Fundo (21 a 24 de setembro) e 73ª Exposição Agropecuária de Alegrete (14 a 18 de outubro) também foram mantidas no calendário e deverão encerrar as exposições do ano. Além das categorias já existentes na disputa, em 2015 a novidade deverá ser a disputa pelo título de "Criador revelação" que será atribuído ao selecionador que obtiver maior crescimento percentual em sua pontuação de 2014 para 2015.

Apoiadores
As ações do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro no ano de 2014 contaram com o apoio da CRV Lagoa, Bio Nutri Nutrição Animal, Supra Nutrição Animal, Bio Mart Nutrição Animal, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e do apoio executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu.
 
*Confira aqui o resultado completo do Ranking 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário