segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NGCGL divulga resultados do ranking 2013

Criado com o objetivo de fomentar o Gir Leiteiro em diferentes regiões, o Ranking Gaúcho de Gir Leiteiro (RGGL) pelo terceiro ano consecutivo levou a raça para diferentes localidades do solo gaúcho. Foram dez eventos com a participação oficial do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) entre abril e outubro, entre mostras e exposições ranqueadas com julgamento, com um total aproximado de 120 animais que participaram das exposições e julgamentos. Depois da Fenamilho em Santo Ângelo, da ExpoSol em Soledade, da Expoleite-Fenasul e da 4ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro durante a Expointer, ambas em Esteio, o NGCGL marcou presença na Agrotecnoleite em Passo Fundo, na Exposição Agropecuária de Alegrete, na ExpoMarau em Marau, na ExpoVac em Vacaria, na ExpoAra em Aratiba e na Frinape em Erechim. “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades, mostrar a aptidão leiteira do zebu e sua aplicabilidade nos cruzamentos” informou José Amaral, coordenador do NGCGL e presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). Na Expointer, em Alegrete e em Passo Fundo, exemplares Girolando também foram levados para destacar a utilização do Gir Leiteiro em cruzamentos com matrizes taurinas, como as Holandesas, o foco para o mercado de genética da raça no estado. “A positiva participação do Gir Leiteiro nestas exposições, com a mostra de animais com genética provada para leite, tem atendido as expectativas. O movimento de pecuaristas interessados em informações e também na aquisição de genética tem sido intenso. Tivemos a oportunidade de mostrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” complementa Amaral.

Vencedores 2013
Realizada no dia 07 de dezembro, no Sítio Sonho de Menino de Iliseu Pressler em Estrela/RS, a comemoração do aniversário do NGCGL serviu também para a divulgação e premiação do resultado do ranking 2013. A disputa de animais individuais contou com três categorias distintas. O título de melhor macho da raça do Rio Grande do Sul ficou pela segunda vez consecutiva com “Apolo das Nogueiras” (Cadarso x Lena da Palma) de José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul, que fez 752 pontos. O mesmo selecionador conquistou o título de melhor vaca adulta, com a matriz “Bela FIV das Nogueiras” (Vaidoso da Silvania x Evita TE) que somou 672 pontos. Na disputa das fêmeas jovens, o titulo principal ficou com “Ornada” (Jaguar TE do Gavião x Liliana), de Carlos Jacob Wallauer da Agropecuária Fortaleza de Salvador do Sul/RS. A novilha fez 489 pontos no circuito. 
 
José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras, também conquistou o título de melhor expositor, com 6015 pontos. Na sequencia ficou Carlos Jacob Wallauer, da Agropecuária Fortaleza, com 4214 pontos. Somando 2614 pontos, Jaime Francisco da Conceição, criador em Novo Hamburgo/RS na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, ficou na terceira colocação. Entre os criadores, destaque para Carlos Jacob Wallauer, que venceu a disputa pela terceira vez consecutiva ao somar 4772 pontos. Na segunda colocação ficou José Adalmir Ribeiro do Amaral com 4423 pontos e na 3ª, Jaime Francisco da Conceição, com 3006 pontos. A classificação completa de animais individuais e de criadores e expositores pode ser vista no site www.acgz.com.br. 
 
As ações do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro no ano de 2013 contaram com o apoio da CRV Lagoa, Bio Nutri Nutrição Animal, Mig Plus Agroindustrial, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e do apoio executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu. 
 
RGGL 2014
Durante o encontro em Estrela também foi discutido o calendário de 2014. A 4ª edição do RGGL deverá ser aberta com a estréia na Festleite, de 24 a 27 de abril em Anta Gorda/RS. Expoleite-Fenasul em Esteio/RS de 14 a 18 de maio, Expointer de 30 de agosto a 07 de setembro também em Esteio, Agrotecnoleite em Passo Fundo de 23 a 26 de setembro e ExpoVac de 10 a 15 de outubro em Vacaria/RS são as etapas pré-confirmadas para o próximo ano. Além destas, as exposições de Soledade e Alegrete deverão receber mostras da raça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário