domingo, 26 de maio de 2013

Gir Leiteiro novamente se fez presente na Expoleite Fenasul em Esteio


Foi realizado na sexta-feira, (17/05), o julgamento da raça Gir Leiteiro na 36ª edição da Expoleite-Fenasul 2013, em Esteio/RS. O evento integra o calendário do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro – RGGL, iniciado no inicio de maio na Fenamilho em Santo Ângelo/RS, promovido pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) com o apoio da Associação dos Criadores Gaúchos do Zebu (ACGZ).

Manuela Pires Monteiro da Gama, zootecnista e jurada oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), foi a responsável por definir os campeões da raça. No julgamento das fêmeas jovens, o título de melhor novilha ficou com “Canela das Nogueiras” (Estilo OT x Patagônia FIV Palma), campeã novilha maior, oriunda da seleção de José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. No grande campeonato de fêmeas, o mesmo criador obteve o título máximo com “Maab Ladeira Jaguar” (Jaguar TE do Gavião x Maab Nefrita Sansão), anteriormente campeã vaca jovem. Também da Fazenda das Nogueiras, vem o grande campeão, “Apolo das Nogueiras” (Cadarso x Lena da Palma), campeão touro jovem. Os reservados ficaram com o criador Jaime Francisco da Conceição da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS. A reservada grande campeã é “Ótima” (Espelho TE de Brasília x Noca) campeã fêmea jovem e o reservado, “Rancheiro” (C.A Sansão x Castora). Manuela Gama fez estreia em julgamentos no Rio Grande do Sul. “Estou muito feliz e muito honrada com a oportunidade. Parabéns ao ACGZ e ao Núcleo pelo evento” comentou.

A próxima exposição de Gir Leiteiro no Rio Grande do Sul será a Expointer 2013, também em Esteio, entre 24 de agosto e 01 de setembro. 

Apolo das Nogueiras, grande campeão
Rancheiro, reservado grande campeão
Canela das Nogueiras, melhor novilha
Maab Ladeira Jaguar, a grande campeã
Ótima, a reservada grande campeã

Nenhum comentário:

Postar um comentário