terça-feira, 28 de agosto de 2012

Gir Leiteiro se consolida na Expointer e lança novas metas para 2013

Grandes campeões foram conhecidos no domingo, 26/08
Ao passar pelo pavilhão de bovinos leiteiros durante a Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina, os visitantes da 35ª edição do evento, realizada entre 25 de agosto e 02 de setembro em Esteio/RS, puderam constatar que o Gir Leiteiro não é uma raça passageira, devido ao bom momento em que vive por todo o país. Com mais de 100 animais inscritos, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) promoveu a 3ª exposição gaúcha e a 3ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro (RGGL) reunindo um total de onze expositores todos do Rio Grande do Sul, consolidando a expansão da raça e fincando a sua bandeira na pecuária leiteira gaúcha. “O Gir Leiteiro vem apresentando índices de crescimento ano a ano no estado. Evoluiu o número de criadores, o número de animais registrados, a comercialização de sêmen (chegando a 64 mil doses em 2011, se mantendo como o segundo estado em vendas), o número de exposições com a presença da raça e logicamente, a demanda de genética” sinaliza José Amaral, coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) e presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). Um dos fatores que favorecem o fomento é o cruzamento com as raças taurinas, como o Holandês, o Jersey e o Pardo Suíço, utilizadas em grande escala para a produção de leite no Rio Grande do Sul. “Já estamos em contato frequente com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que inclusive nos visitou durante a Expointer para discutirmos ações conjuntas para este fomento. Esta aliança é fundamental, pois nossos criadores produzem genética superior com o foco no cruzamento e também na produção de um Girolando de maior qualidade somada aos atributos vindos também da raça Holandesa” explica Amaral. A positiva participação do Gir Leiteiro em Esteio, com a mostra de animais com genética provada para leite, atingiu as expectativas dos expositores e os deixou ainda mais estimulados para projetos futuros. “O movimento de pecuaristas interessados em informações e também na aquisição de genética foi intenso durante os nove dias de evento. Tivemos a oportunidade de mostrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” destaca Álvaro José Bombonatto, criador em Nova Alvorada/RS e vice coordenador do NGCGL. Para 2013 o objetivo da ACGZ e do NGCGL é promover o 1º torneio leiteiro de Gir Leiteiro em Esteio. Será a primeira vez que a Expointer terá uma competição de produção leiteira com zebuínos. Outra meta traçada pelo NGCGL é a conquista de uma sede para o Gir Leiteiro no pavilhão de bovinos de leite, assim como as demais raças já possuem suas casas fixas na lateral dos corredores onde ficam os animais expostos.

Julgamento
Com o aumento no número de animais expostos, o Gir Leiteiro precisou de mais um dia para o julgamento. Os trabalhos em pista iniciaram no sábado, 25 de agosto, tendo André Rabelo Fernandes, zootecnista, jurado oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), como o responsável por escolher os grandes campeões da raça. Na acirrada disputa de bezerras e novilhas, o título de melhor novilha ficou com “Bela FIV das Nogueiras” (Vaidoso TE Silvânia x Evita TE) de 23 meses, exposta por José Adalmir Ribeiro do Amaral, selecionador na Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. O mesmo expositor conquistou o grande campeonato de machos com “Apolo das Nogueiras” (Cadarso x Lena da Palma), campeão macho jovem aos 32 meses. Da Agropecuária Fortaleza, de Carlos Jacob Wallauer de Salvador do Sul/RS, veio “Merlin” (Modelo TE de Brasília x Senadora TE da Cal), o reservado campeão macho jovem de 29 meses, escolhido como reservado de grande campeão. Da Fortaleza também é oriunda a grande campeã, faixa atribuída para a campeã vaca jovem, chamada “Liliana” (Modelo TE de Brasília x Recusa da Cal) de 48 meses. Já a campeã fêmea jovem, “Magnanima FIV” (Caju de Brasília x Juma) de 32 meses, se sagrou reservada de grande campeã. Ela também é de propriedade de Carlos Jacob Wallauer. A próxima exposição e etapa do ranking em que o Gir Leiteiro gaúcho se fará presente será durante a Agrotecnoleite 2012, entre 25 e 28 de setembro em Passo Fundo/RS.

Apoiadores
A participação do Gir Leiteiro na Expointer e as demais ações do NGCGL contam com o apoio da Bio Campo Nutrição Animal, CRV Lagoa, Alta Genétics, Bio Nutre Nutrição Animal, ABCGIL e ACGZ.

Por Nathã Carvalho, Agro Correspondente do Grupo Publique no Rio Grande do Sul – nathars@publique.com
 
Liliana, a Grande Campeã 2012
Apolo das Nogueiras, o grande campeão
Adicionar legenda


Confira mais fotos do Gir Leiteiro na Expointer clicando aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário