domingo, 18 de setembro de 2011

Gir Leiteiro mostra força na Expointer 2011

Em sua segunda participação consecutiva no evento, a raça teve 31% de crescimento no número de animais

Tatiane Tetzner julgou o Gir Leiteiro em Esteio
Depois do grande sucesso da 1ª exposição gaúcha de Gir Leiteiro na Expointer 2010, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) projetou a 2ª edição do evento para 2011 de forma bastante ousada e com muito otimismo.  Cada detalhe foi cuidadosamente planejado juntamente com todos os sócios do núcleo, que não mediram esforços para garantir mais uma excepcional mostra da raça em Esteio/RS onde foi realizada mais uma edição da Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina que este ano aconteceu entre 27 de agosto e 04 de setembro. O Gir Leiteiro mais uma vez avançou em sua conquista de espaço ampliando em 31% o número de animais inscritos e expostos. Não foi à toa que em relação a 2010, a raça passou a ocupar um corredor a mais do pavilhão de bovinos de leite do parque Assis Brasil. Foram noventa e três animais de onze expositores, todos do Rio Grande do Sul e integrantes do quadro de sócios do NGCGL. Isso sem contar os bezerros que ficaram alojados no bezerrário, uma das novidades deste ano que chamou muito a atenção do público visitante. O Gir Leiteiro novamente se destacou entre as raças leiteiras participantes. Novamente os animais da raça ficaram localizados logo no início do pavilhão, chamando a atenção de quem passava por perto. Iluminação e estrutura diferenciada destacaram os exemplares expostos, tudo para despertar os olhares do publico local que ainda pouco conhece a raça. O estande do NGCGL junto aos animais também chamou a atenção não só pela decoração, mas também pela funcionalidade e conforto em um local estrategicamente pensado para receber criadores e interessados e como ponto de fomento a raça. Ali era possível conferir o vídeo institucional produzido pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), a edição 2011 do folder institucional do Gir Leiteiro Gaúcho, intitulado “Gir Leiteiro, a alternativa inteligente para o produtor de leite” além da oportunidade de degustação de queijo colonial e doce de leite caseiro, ambos produtos produzidos no Rio Grande do Sul tendo como matéria prima o leite de vacas Gir Leiteiro. Segundo o secretário executivo do NGCGL, Nathã Carvalho, é um projeto futuro a certificação dos derivados produzidos no estado. “O Objetivo é impulsionar esta forma de exploração do potencial do Gir Leiteiro, que é a produção de queijos e outros produtos através de um leite rico em sólidos e proteínas”. Explica. O movimento de pecuaristas interessados em informações e também na aquisição de genética foi intenso durante os nove dias de evento. “Na Expointer tivemos a oportunidade de mostrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” salientou José Adalmir Ribeiro do Amaral, coordenador do NGCGL e recém empossado o novo presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu.



Na pista

A programação da raça teve início no dia 28 de agosto (domingo) quando a Médica Veterinária e jurada oficial da ABCZ/ABCGIL Tatiane Almeida Drummond Tetzner deu inicio ao julgamento. Com uma disputa bastante acirrada, os machos foram os primeiros a serem avaliados. Já passavam das 19hs quando “Arco” foi anunciado por Paulo Amarelinho como o grande campeão. O animal que venceu no campeonato macho jovem aos 36 meses, é fruto do acasalamento de “Catuaí COM” (Benfeitor na linha alta e Cadarso na linha baixa) com Dóris OCM e foi exposto por Álvaro José Bombonatto, selecionador no Sítio Santo Antônio em Nova Alvorada/RS. O mesmo reprodutor pai do grande campeão, também fez um filho reservado. “Cadu” também é filho de “Catuaí COM”. O exemplar foi reservado campeão macho jovem aos 34 meses e foi apontado como o reservado grande campeão, para a alegria de seu proprietário, o criador Airton Carlos Schnneider da Cabanha do Sossego de Lajeado/RS. O emocionante grande campeonato de fêmeas teve seu resultado anunciado por volta das 20hs daquele domingo. Após ter se sagrado reservada de grande campeã em 2010, a campeã vaca adulta “Senadora TE da CAL” retornou a Esteio recém parida para levar o grande campeonato na Expointer 2011. Filha de “Benfeitor Raposo da CAL” com “Juliana da CAL”, a matriz de 95 meses foi exposta por Carlos Jacob Wallauer, que desenvolve sua seleção na cidade de Salvador do Sul/RS onde está localizada a Agropecuária Fortaleza. Na avaliação de Tatiane Tetzner, o ponto alto da rês foi a qualidade de sistema mamário e força leiteira. A Fazenda das Nogueiras de José Adalmir Ribeiro do Amaral de Caxias do Sul, localizada na serra gaúcha, levou o troféu de reservada de grande campeã com a campeã vaca sênior “Cambraia TE de Brasília”, uma filha de “Impressor de Brasília” com “Rani TE de Brasília”.  Tatiane Tetzner destacou a força leiteira e a longevidade da matriz. No julgamento de animais Livro Aberto (LA), a escolhida como campeã foi  a vencedora do campeonato fêmea jovem, “Ação” uma filha de “C.A Sansão” de 34 meses exposta por Iliseu Pressler, titular do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS. O título de reservada ficou com “Eira”, outra filha de “C.A Sansão” de 34 meses de propriedade de Jaime Conceição, proprietário da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS. O dia foi encerrado com um brinde comemorativo por mais uma exposição gaúcha de Gir Leiteiro de sucesso. A programação do evento ainda contou com um jantar de confraternização, entrega de prêmios e a palestra “Gir Leiteiro – Evolução de raça especializada leiteira e seus cruzamentos” ministrada por Tatiane Tetzner na noite de 30 de agosto, (terça-feira) na sede da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu.

                Após a Expointer, o NGCGL ainda irá promover um circuito de exposições em regiões estratégicas do Rio Grande do Sul com o objetivo de fomentar a raça. “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades do estado” informa Amaral. Para isso, a entidade organizou o Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, onde haverá mostra e julgamento de animais em mais quatro etapas além da Expointer, “Além de Esteio, o Gir Leiteiro deverá estar presente também nas exposições de Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas e Alegrete até o fim de outubro deste ano” concluiu o coordenador. 

Apoiadores
A 2ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro na 34ª Expointer contou com o apoio da Embryo Sul, C.O.R.T Genética Brasil, Mig-Plus Agroindustrial, Alta Genétics, Brava distribuição agroveterinária, Bio Campo nutrição animal, Sulvet produtos veterinários, CRV Lagoa, Sano Vitosan nutrição animal, Grupo Publique, ABCGIL e Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ).

                 Por: Nathã Carvalho - nucleogaucho@girleiteiro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário