Em sua segunda participação consecutiva no evento, a raça teve 31% de crescimento no número de animais
Tatiane Tetzner julgou o Gir Leiteiro em Esteio |
Na pista
A programação da raça teve início no dia 28 de agosto (domingo) quando a Médica Veterinária e jurada oficial da ABCZ/ABCGIL Tatiane Almeida Drummond Tetzner deu inicio ao julgamento. Com uma disputa bastante acirrada, os machos foram os primeiros a serem avaliados. Já passavam das 19hs quando “Arco” foi anunciado por Paulo Amarelinho como o grande campeão. O animal que venceu no campeonato macho jovem aos 36 meses, é fruto do acasalamento de “Catuaí COM” (Benfeitor na linha alta e Cadarso na linha baixa) com Dóris OCM e foi exposto por Álvaro José Bombonatto, selecionador no Sítio Santo Antônio em Nova Alvorada/RS. O mesmo reprodutor pai do grande campeão, também fez um filho reservado. “Cadu” também é filho de “Catuaí COM”. O exemplar foi reservado campeão macho jovem aos 34 meses e foi apontado como o reservado grande campeão, para a alegria de seu proprietário, o criador Airton Carlos Schnneider da Cabanha do Sossego de Lajeado/RS. O emocionante grande campeonato de fêmeas teve seu resultado anunciado por volta das 20hs daquele domingo. Após ter se sagrado reservada de grande campeã em 2010, a campeã vaca adulta “Senadora TE da CAL” retornou a Esteio recém parida para levar o grande campeonato na Expointer 2011. Filha de “Benfeitor Raposo da CAL” com “Juliana da CAL”, a matriz de 95 meses foi exposta por Carlos Jacob Wallauer, que desenvolve sua seleção na cidade de Salvador do Sul/RS onde está localizada a Agropecuária Fortaleza. Na avaliação de Tatiane Tetzner, o ponto alto da rês foi a qualidade de sistema mamário e força leiteira. A Fazenda das Nogueiras de José Adalmir Ribeiro do Amaral de Caxias do Sul, localizada na serra gaúcha, levou o troféu de reservada de grande campeã com a campeã vaca sênior “Cambraia TE de Brasília”, uma filha de “Impressor de Brasília” com “Rani TE de Brasília”. Tatiane Tetzner destacou a força leiteira e a longevidade da matriz. No julgamento de animais Livro Aberto (LA), a escolhida como campeã foi a vencedora do campeonato fêmea jovem, “Ação” uma filha de “C.A Sansão” de 34 meses exposta por Iliseu Pressler, titular do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS. O título de reservada ficou com “Eira”, outra filha de “C.A Sansão” de 34 meses de propriedade de Jaime Conceição, proprietário da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS. O dia foi encerrado com um brinde comemorativo por mais uma exposição gaúcha de Gir Leiteiro de sucesso. A programação do evento ainda contou com um jantar de confraternização, entrega de prêmios e a palestra “Gir Leiteiro – Evolução de raça especializada leiteira e seus cruzamentos” ministrada por Tatiane Tetzner na noite de 30 de agosto, (terça-feira) na sede da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu.
Após a Expointer, o NGCGL ainda irá promover um circuito de exposições em regiões estratégicas do Rio Grande do Sul com o objetivo de fomentar a raça. “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades do estado” informa Amaral. Para isso, a entidade organizou o Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, onde haverá mostra e julgamento de animais em mais quatro etapas além da Expointer, “Além de Esteio, o Gir Leiteiro deverá estar presente também nas exposições de Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas e Alegrete até o fim de outubro deste ano” concluiu o coordenador.
Apoiadores
A 2ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro na 34ª Expointer contou com o apoio da Embryo Sul, C.O.R.T Genética Brasil, Mig-Plus Agroindustrial, Alta Genétics, Brava distribuição agroveterinária, Bio Campo nutrição animal, Sulvet produtos veterinários, CRV Lagoa, Sano Vitosan nutrição animal, Grupo Publique, ABCGIL e Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ).
A 2ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro na 34ª Expointer contou com o apoio da Embryo Sul, C.O.R.T Genética Brasil, Mig-Plus Agroindustrial, Alta Genétics, Brava distribuição agroveterinária, Bio Campo nutrição animal, Sulvet produtos veterinários, CRV Lagoa, Sano Vitosan nutrição animal, Grupo Publique, ABCGIL e Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ).
Por: Nathã Carvalho - nucleogaucho@girleiteiro.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário