terça-feira, 7 de setembro de 2010

Gir Leiteiro foi o grande destaque da Expointer 2010

 
Dançarina OCM e Maguari - Grandes Campeões Gir Leiteiro Expointer 2010
 De 28 de agosto a 05 de setembro foi realizada a maior exposição agropecuária e de maquinário da América Latina, no município de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul, a Expointer – Exposição Internacional de Animais.
A raça zebuína Gir Leiteiro foi o grande destaque do evento e conquistou a atenção do público presente. Pela primeira vez na história da Expointer, que já está em sua 33ª edição, a raça participou das pistas de julgamento, com a 1ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro.
Organizada pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), a 1ª Exposição Gaúcha da raça também contou com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Associação de Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). Ao todo, foram expostos cerca de 70 animais entre Gir Leiteiro e Gir Leiteiro Mocho, de 8 expositores gaúchos.
"Um número alto para a primeira exposição no Estado que apesar de possuir plantéis de Gir há vários anos, o Gir Leiteiro é uma história recente, uma vez que a maioria dos criadores intensificou a seleção para leite nos últimos anos”, afirmou o secretário executivo da NGCGL, Nathã Carvalho.

Após o julgamento, girleiteiristas gaúchos, amigos e parceiros brindaram o sucesso da 1a exposição gaúcha de Gir Leiteiro
Para o coordenador do NGCGL, José Adalmir Ribeiro do Amaral, a Expointer superou todas as expectativas. “Com certeza, todos os objetivos foram alcançados. Difundimos e fomentamos a raça no Estado do Rio Grande do Sul e, para isso, contamos com o apoio total dos realizadores da Expointer, inclusive, o evento foi tão positivo que novos criadores se associaram à entidade. Apresentamos animais excelentes e tivemos um julgamento muito bem conduzido”, ressaltou.
O próximo passo após a Expointer, segundo a entidade, é fazer com que todos os criadores consigam realizar o Controle Leiteiro Oficial pela ABCZ para que a raça se consolide no Estado do Rio Grande do Sul e possa garantir a qualidade e produção de seus animais. Foi somente a partir deste ano que os criadores gaúchos de Gir Leiteiro iniciaram no Controle.
A pista
Dançarina OCM - Grande Campeã
Na ocasião, o juiz técnico da ABCZ, Fábio Miziara, realizou o julgamento que premiou o Grande Campeonato Machos e Fêmeas PO e o Campeonato Fêmea LA.
A Grande Campeã foi Dançarina OCM, filha de Nobre TE da Cal com Rebolada OCM, do expositor José Adalmir Ribeiro do Amaral, da Fazenda das Nogueiras, em Caxias do Sul (RS). A doadora de 67 meses também conquistou os títulos de Campeã Vaca Adulta e o Concurso Matriz Modelo. Segundo Amaral, Dançarina é uma doadora de destaque, “com bela caracterização racial, ótimo úbere e sistema mamário bem desenvolvido”.

Senadora TE da CAL - Reservada de grande campeã

A Reservada Grande Campeã foi Senadora TE da Cal, do expositor Carlos Jacob Wallauer, da Fortaleza Agropecuária, em Salvador do Sul (RS). Senadora também foi Reservada Campeã Vaca Adulta e Matriz Modelo, junto de Dançarina, ambas escolhidas entre quatro matrizes.

Já o Grande Campeão foi Maguari TE M. Verde, filho de Príncipe TE Kubera com Guiana Kubera, do expositor Carlos Jacob Wallauer. O Reservado Grande Campeão foi Estilo OT, filho de Nobre TE da Cal com Uacima Cal, de José Adalmir Ribeiro do Amaral.
Maguari M. Verde - Grande Campeão
E no Campeonato Fêmea LA, o criador Airton Carlos Schneider, da Cabanha do Sossego, em Lajeado (RS), conquistou o título com Fenícia, que é C.A. Sansão, touro líder do Sumário ABCGIL/Embrapa, com Cereja. A Reservada Campeã Fêmea LA foi a novilha Sansinha, também filha de C.A. Sansão com Campesina, do expositor Jaime Francisco da Conceição, Sítio Taimbé, em Novo Hamburgo (RS).
Para Airton Schneider, que pela primeira vez participou expondo seus animais, o evento só foi possível pela união dos criadores através da criação do Núcleo. “Agora poderemos nos organizar e dar mais ênfase para melhorar a genética para leite. O Controle Leiteiro Oficial também é importante e já entrarei com duas fêmeas ainda este ano”, afirmou.

II Workshop Gir Leiteiro

Estilo OT - Reservado de Grande Campeão
 Além do julgamento, o NGCGL também promoveu o II Workshop do Gir Leiteiro, que contou com uma palestra de Silvio Queiroz Pinheiro, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), seguido pelos depoimentos de criadores da região que falaram sobre as questões mais levantadas entre os pecuaristas, como adaptação, produção de leite, qualidade, custos, entre outros.

Álvaro Bombonatto, Airton Zampiron e Jaime Conceição deram exemplos reais de que o Gir Leiteiro dá certo.
 

Fenícia - Campeã fêmea LA

Álvaro cria Gir há 12 anos, no Sítio Santo Antônio, em Nova Alvorada (RS) e começou a selecionar a raça para leite há aproximadamente 3 anos. Hoje, com cerca de 90 animais na propriedade, investindo no melhoramento da raça e a produção de queijos, que já possui alta procura, seu objetivo é industrializar a produção na própria fazenda. “A divulgação da raça foi muito proveitosa, uma vez que o Gir Leiteiro está em um patamar superior comprovado, principalmente, pela própria procura. É a melhor opção para produzir leite a baixo custo”, ressaltou. Já Airton sempre trabalhou com gado cruzado e cria a raça há mais de 10 anos, em Nova Bassano (RS), no Sítio São Francisco. Sua atividade é a produção de leite de gado Gir Leiteiro e Girolando, inclusive, através de ordenha mecânica. Segundo o criador, os resultados na ordenha são muito bons, sem interferência na produção. Também ressaltou a importância em realizar o melhoramento genético. “Além de produzir leite temos sempre que melhorar nossa genética”.

A Expointer
II Workshop da raça Gir Leiteiro
Em 9 dias de evento, o Gir Leiteiro foi conferido por mais de 560 mil visitantes que passaram pela feira este ano. Durante a solenidade de abertura oficial, realizada no dia 3 de setembro, mais um casal se juntou aos demais das outras raças para o tradicional desfile dos campeões da Expointer: o casal grande campeão Gir Leiteiro.
Novamente, a vitrine da pecuária nacional, bateu recordes de comercialização, com um faturamento de R$ 1.144.280,00, marca superior a 2009, resultado das vendas de máquinas e implementos agrícolas, animais, agricultura familiar, artesanato e automóveis. Delegações de vários países marcaram presença e tiveram a oportunidade de visitar o pavilhão do gado de leite, mostrando interesse por informações sobre o Gir Leiteiro.

Informações para a Imprensa
Grupo Publique – Publique Assessoria de Imprensa
Thais Negri Santi
Tel: (11) 3063-1899/ 9136-3393
e-mail: thais@publique.com

1ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro

Queijo e doce de leite de Gir Leiteiro foram oferecidos no estande do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro na Expointer

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário