Raça zebuína debutou no evento em 2010 após a fundação do núcleo de criadores em 2009
Por Nathã Carvalho
O ano de 2019 marca a comemoração dos 10 anos de existência do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (atual NGCGLG), fundado em 06 de dezembro de 2009 em Estrela (RS). Outro fato importante, é que neste ano a raça participará pela 10ª vez da Expointer em Esteio (RS). A 1ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro ocorreu na Expointer 2010, reunindo já na estreia da raça, 71 exemplares de oito criadores gaúchos. Nas dez edições, foram inscritos 965 exemplares, sendo 80 neste ano, oriundos de nove expositores de diferentes regiões do estado.
Para marcar este momento tão especial, o NGCGLG está organizando para o seu tradicional coquetel de confraternização e de entrega de prêmios, uma série de homenagens. “O início foi bastante difícil, pois enfrentamos resistência em muitos sentidos pelo fato do Gir Leiteiro ser recente em nosso estado. No entanto, tivemos e temos pessoas que desde o princípio acreditaram em nosso trabalho como núcleo e como selecionadores. Não poderíamos deixar de prestar nosso reconhecimento e gratidão” explica o coordenador José Amaral, que cria Gir Leiteiro e Girolando em Caxias do Sul (RS). O evento marcado para a noite de 25 de agosto para convidados, homenageará mais de 30 personalidades, entidades e empresas que foram fundamentais na recente trajetória do NCGLGLG. A programação ainda inclui o julgamento da raça Girolando no sábado dia 24/08 a partir das 15h e o julgamento do Gir Leiteiro durante todo o domingo, dia 25/08, ambos na pista do gado leiteiro. Marcelo Cembranelli terá a missão de escolher os grandes campeões Girolando, enquanto a Drª Tatiane Tetzner irá avaliar pela terceira vez os exemplares Gir Leiteiro em Esteio. No pavilhão de bovinos de leite, um espaço montado pelo núcleo e por parceiros, irá oferecer produtos (como queijos) produzidos com leite de Gir Leiteiro e Girolando para degustação. Outra novidade do Gir Leiteiro na Expointer, é que o evento será chancelado pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) como mostra oficial pela primeira vez. Além disso, também será o primeiro ano em que serão conhecidos e premiados o melhor criador e o melhor expositor da raça na Expointer.
Desde 2018, a entidade passou a se chamar Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG), incorporando também, os criadores da raça sintética formada a partir do cruzamento do Gir Leiteiro com o Holandês. O Girolando também participará da Expointer 2019, com a realização da 7ª Mostra Oficial. “Tanto o Gir Leiteiro quanto o Girolando estão em expansão no Rio Grande do Sul. Os animais expostos irão demonstrar a evolução zootécnica das duas raças para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades como potencial produtivo, eficiência alimentar, rusticidade e longevidade, estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” explica Amaral. Os interessados em adquirir exemplares para iniciar um plantel ou experimentar em cruzamentos, poderão realizar os negócios diretamente com os expositores no pavilhão.
A 10ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro na Expointer 2019 acontece de 24 de agosto a 01 de setembro no parque Assis Brasil em Esteio (RS) e conta com o apoio da HomeoVita homeopatia animal, Laboratório Raça, Ceva saúde animal, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail nucleogaucho@girleiteiro.org.br e (54) 9 9975 4906.
*Por Nathã Carvalho, Mestre em Zootecnia e gerente executivo do NGCGLG