Veja quais são os melhores criadores, expositores e animais da raça no estado
Girleiteiristas gaúchos se reuniram em 4 de dezembro em Estrela/RS |
O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) promoveu no último domingo (4) em Estrela/RS mais um encontro de girleiteiteristas para a discussão de projetos e para duas ocasiões um tanto especiais. A primeira foi a comemoração dos dois anos de existência da entidade, fundada em 6 de dezembro de 2009. A segunda foi a divulgação oficial e a premiação dos vencedores da primeira edição do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro (RGGL), disputa que contou com quatro etapas. A abertura do calendário ocorreu em Esteio/RS, durante a Expointer entre 27 de agosto e 04 de setembro e teve prosseguimento na Agrotecnoleite em Passo Fundo/RS (26 a 30 de setembro), Pelotas/RS (8 a 12 de outubro) e Alegrete/RS (13 a 16 de outubro). Os municípios de Aratiba, Marau e André da Rocha, todos na região norte, receberam mostras da raça. No total a disputa mobilizou 11 criadores e quase 100 animais inscritos. “A raça obteve ótima recepção por onde passou. O volume de pecuaristas interessados em animais e informações sobre o Gir Leiteiro surpreendeu. As participações atingiram as expectativas e contribuíram muito para a sua expansão” revela o coordenador no NGCGL, José Amaral ao avaliar o resultado do projeto criado com o objetivo de fomentar, expandir e popularizar a raça em diferentes regiões do estado.
Na disputa de animais individuais, o título de melhor macho da raça do Rio Grande do Sul em 2011 ficou com “Arco” do criador Álvaro José Bombonatto do Sítio Santo Antônio de Nova Alvorada/RS com 564 pontos. Em 2º lugar, ficou “Merlin”, de Carlos Jacob Wallauer, selecionador na Agropecuária Fortaleza de Salvador do Sul/RS com 474 pontos. Entre as fêmeas, com 489 pontos a novilha “Zélia” de Iliseu Pressler do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS, conquistou o título de melhor fêmea jovem do estado. “Bela FIV das Nogueiras” com 329 pontos ficou com o 2º lugar. O animal é de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, criador em Caxias do Sul na Fazenda das Nogueiras. Entre as vacas, o título de melhor fêmea adulta 2011 ficou com “Senadora TE da CAL”, de propriedade de Carlos Jacob Wallauer ao acumular 624 pontos. Na Fazenda das Nogueiras em Caxias do Sul, está a segunda melhor fêmea adulta do Rio Grande do Sul, título conquistado por “Cambraia TE de Brasília” com 584 pontos.
Criador e Expositor
Criador e Expositor
Na divulgação do resultado do ranking de expositores, o criador Rogério Conzatti fez a entrega da flâmula de melhor expositor gaúcho de Gir Leiteiro em 2011 para o selecionador José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS que somou 3112 pontos. Já o girleiteirista Edgar Horn Nicoletti fez a entrega do certificado de 2º melhor expositor gaúcho para Carlos Jacob Wallauer e sua esposa Norma, proprietários da Agropecuária Fortaleza de Salvador do Sul/RS com 2580 pontos. Airton Carlos Schneider, que desenvolve sua seleção no município de Lajeado/RS na Cabanha do Sossego, ficou em 3º lugar ao acumular 1660 pontos.
Entre os criadores, destaque para Carlos Jacob Wallauer, que através de sua seleção na Agropecuária Fortaleza, fez 1640 pontos e conquistou o cobiçado título de melhor criador gaúcho de Gir Leiteiro em 2011, recebendo a flâmula das mãos de Edgar Nicoletti, Airton Zampiron e Iliseu Pressler. José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras fez 1559 pontos e ficou em 2º lugar. Já o selecionador Jaime Francisco da Conceição, proprietário da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS, ficou com o 3º lugar ao somar 1519 pontos.
Durante o encontro foi definido o calendário do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro 2012, que deverá ser aberto na Festleite em Anta Gorda/RS entre 26 e 29 de abril. As ações do NGCGL em 2011 foram concretizadas graças ao apoio da Embryo Sul, da C.O.R.T Genética Brasil, da Mig-Plus Agroindustrial, da Alta Genétics, da Brava distribuição agroveterinária, da Bio Campo nutrição animal, da Sulvet produtos veterinários, da CRV Lagoa, da Sano Vitosan nutrição animal, do Grupo Publique, da ABCGIL e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ).
Resultados completos abaixo: (clique para ampliar)
Por Nathã Carvalho
Agro Correspondente grupo Publique | Rio Grande do Sul
nathars@publique.com
Agro Correspondente grupo Publique | Rio Grande do Sul
nathars@publique.com