quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pelotas e Alegrete receberam o Gir Leiteiro pela 1ª vez


Gir Leiteiro fez sucesso em Alegrete - Foto: Flávio Burin
Participação em eventos regionais fomenta a raça no RS

 Sendo a 3ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, a participação na 85ª Exposição Agropecuária de Pelotas, promovida pela Associação Rural de Pelotas entre 08 e 12 de outubro, contou como jurado o Médico Veterinário Leonardo Moreira, assistente técnico comercial da CRV Lagoa no Rio Grande do Sul. Ao lado das raças Holandesa, Holandesa VB, Jersey e Pardo Suíça, o Gir Leiteiro fez a sua estréia na mostra. O julgamento dos animais foi realizado na tarde de 11 de outubro. “Baguete Alto Estiva”, campeã fêmea jovem com 33 meses, conquistou o título de grande campeã. Fruto do acasalamento de “Nobre TE da CAL” com “Mulata Alto Estiva”, Baguete foi exposta por José Adalmir Ribeiro do Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras, com sede em Caxias do Sul/RS. Do mesmo criatório veio a reservada de grande campeã, “Cambraia TE de Brasília”, uma filha de “Impressor de Brasília” com “Rani TE de Brasília” de 99 meses, que anteriormente venceu o campeonato vaca sênior. O campeão júnior maior, “Apolo Nogueira” de 21 meses, é filho de “Cadarso C054” com “Lena da Palma”. O animal também levou o título de grande campeão para a Fazenda das Nogueiras, de Caxias do Sul/RS. Da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, de Jaime Francisco da Conceição de Novo Hamburgo/RS, veio o reservado de grande campeão “Rancheiro”, um filho de “CA Sansão” com “Castora” de 22 meses. No grande campeonato de fêmeas jovens, destaque para “Zélia”, campeã novilha maior, filha de “Astro TE de Kubera” com “Estampada OCM”, de 23 meses, exposta por Iliseu Pressler do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS.

Julgamento de machos em Pelotas
Julgamento das fêmeas jovens em Pelotas
Leonardo Moreira avaliando as fêmeas em Pelotas
Grande campeonato de fêmeas em Pelotas
Da Esq. para Dir = Reservada de Grande Campeã (Vaca vermelha), Eduardo, Jaime Conceição e José Amaral (recebendo a premiação) e  Grande Campeã em Pelotas (Vaca Chitada).
Apolo Nogueira - Grande Campeão em Pelotas
Gir Leiteiro chama a atenção em Alegrete

Para encerrar as etapas do ranking, o NGCGL organizou junto ao Sindicato Rural de Alegrete, a participação inédita da raça nesta que é considerada uma das mais tradicionais exposições do estado. Juntamente com as raças Holandesa e Jersey, o Gir Leiteiro esteve na Fronteira-Oeste gaúcha no período de 12 a 16 de outubro, com julgamento realizado em 14 pelo médico veterinário Edon Rocha Braga, o técnico da ABCZ no Rio Grande do Sul.  Entre as fêmeas, a campeã vaca sênior, “Cambraia TE de Brasília”, uma filha de “Impressor de Brasília” com “Rani TE de Brasília” de 99 meses, foi a escolhida como grande campeã. A fêmea foi exposta por José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. “Dália” a campeã fêmea jovem, ficou com o título de reservada de grande campeã. A matriz de 32 meses é filha de “CA Sansão” com “Cocaia da Flamar” e é de propriedade de Jaime Francisco da Conceição da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS. O escolhido como grande campeão foi “Apolo Nogueira” de 21 meses, filho de “Cadarso C054” com “Lena da Palma”. O animal que já havia conquistado o campeonato júnior maior é de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. Também veio da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS, o reservado de grande campeão, o macho “Rancheiro”, um filho de “CA Sansão” com “Castora” de 22 meses. “Ibiara” foi a escolhida como a grande campeã jovem. Vencedora no campeonato bezerra, a fêmea de 11 meses é filha de “Astro TE de Kubera” com “Astral” e foi exposta por Iliseu Pressler, selecionador do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS.

Julgamento em Alegrete
Julgamento de machos em Alegrete
Edon Braga, o jurado em Alegrete
Julgamento dos machos em Alegrete

Apolo Nogueira - Grande Campeão em Alegrete
Cambraia TE de Brasília - Grande Campeã 
Dália - Reservada de Grande Campeã
Pavilhão de bovinos de leite em Alegrete
Animais sendo expostos
Animais expostos
Colaborou com fotos: Flávio Burin

sábado, 1 de outubro de 2011

Gir Leiteiro marca presença em Passo Fundo/RS

Agrotecnoleite 2011 recebeu a 2ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro
O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) promoveu entre 27 e 30 de setembro de 2011 a 2ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro (RGGL) durante a Agrotecnoleite 2011, evento voltado para a cadeia produtiva do leite na Universidade de Passo Fundo (UPF) em Passo Fundo/RS. O objetivo do RGGL é promover o fomento da raça em regiões estratégicas. “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades do estado” informa José Amaral, coordenador do NGCGL.  Para isso foi criada a disputa regional para incentivar a participação dos criadores e consequentemente promovendo as mostras da raça nas exposições locais. A primeira etapa do ranking aconteceu em Esteio, durante a Expointer.

             O julgamento dos exemplares foi realizado no dia 29 de setembro, quinta-feira. O grande campeão foi o touro “Arco” que anteriormente venceu no campeonato macho jovem aos 36 meses. Fruto do acasalamento de “Catuaí OCM” (Benfeitor na linha alta e Cadarso na linha baixa) com Dóris COM, o exemplar foi exposto por Álvaro José Bombonatto, selecionador no Sítio Santo Antônio em Nova Alvorada/RS. “Cadu” também filho de “Catuaí OCM” foi apontado como reservado campeão macho jovem aos 34 meses e posteriormente escolhido como o reservado de grande campeão. O touro é de propriedade de Airton Carlos Schnneider da Cabanha do Sossego de Lajeado/RS. Entre as fêmeas, destaque para campeã vaca adulta “Senadora TE da CAL”, escolhida também como grande campeã da Agrotecnoleite 2011. Filha de “Benfeitor Raposo da CAL” com “Juliana da CAL”, a matriz de 95 meses foi exposta por Carlos Jacob Wallauer, que desenvolve sua seleção na cidade de Salvador do Sul/RS onde está localizada a Agropecuária Fortaleza. Do Sítio Santo Antônio de Álvaro Bombonatto de Nova Alvorada/RS, veio a reservada de grande campeã, a fêmea “Soberana Alto Estiva” uma filha de “Maab Amuleto” com “Odalisca da AE” de 81 meses.
                A participação do Gir Leiteiro na Agrotecnoleite 2011 foi possível graças ao apoio dos parceiros: C.O.R.T Genética Brasil, Mig-Plus Agroindustrial, Embryo-Sul e Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu. As próximas exposições gaúchas que contarão com a participação do Gir Leiteiro será a de Pelotas entre 9 e 12 de outubro e em Alegrete entre 13 e 16 de outubro. Os julgamentos ocorrem no dia 11 em Pelotas e no dia 14 em Alegrete.  
Entrada do pavilhão do Gir Leiteiro
Álvaro Bombonatto (E) recebe a premiação de grande campeão (Arco) das mãos de José Amaral (D)

Roque Cacciamani (E) recebendo a premiação de Grande Campeã (Senadora TE da Cal). Ao lado: Nathã Carvalho e Lincoln Oliveira

Maricélia Bombonatto recebe a premiação de Res. Gde. Campeã (Soberana Alto Estiva). Ao lado: José Amaral

Por Nathã Carvalho
Agro Correspondente Grupo Publique | Rio Grande do Sul
nathars@publique.com